Pesquisa e Planejamento
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Todos os tipos de pesquisa de mercado que você precisar, desenvolvidas exclusivamente para o mercado de educação.

Posicionamento & Brand Equity

Posicionamento da sua instituição e principais fatores de valor de marca. Entenda como sua instituição é percebida no mercado educacional e construa uma estratégia sólida para impulsionar seu impacto.
A melhor maneira de você entender o posicionamento de sua instituição de ensino no mercado é através de uma pesquisa de Posicionamento/Brand Equity.

Em um cenário educacional dinâmico e em constante evolução, destacar-se é fundamental. Nossa pesquisa revela como diferentes grupos enxergam sua instituição, permitindo ajustes precisos para envolver e atrair cada segmento de maneira estratégica.

Entenda onde sua marca está, projete um futuro com mais confiança.

Através de técnica desenvolvida pela Educa Insights e aplicada via matriz de associação de principais atributos de qualidade vs. instituições é possível criar estratégias para melhorar a percepção de sua marca em seu mercado e como seus competidores são percebidos.

Aqui você encontrará como cada player está posicionado nos principais fatores de impacto em valor de marca: quanto mais associada uma marca está com um fator, mais positivo é seu escore, apontando seus principais diferenciais competitivos.

posicionamento de players

percepção sobre sua marca

sua marca vs concorrência

Pirâmides de Marca

Níveis de conhecimento, intenção de matrícula e instituição favorita. Descubra os valores essenciais, camadas simbólicas e percepções do público-alvo sobre sua marca.
Explore a percepção dos estudantes sobre sua marca e a concorrência com uma pesquisa profunda de Pirâmides de Marca. 

Compreender a percepção dos estudantes atuais e em potencial é crucial para o sucesso de uma marca. Nossa pesquisa revela como diferentes grupos veem sua instituição em cada nível da pirâmide, permitindo otimizar estratégias de marketing e comunicação da maneira mais assertiva possível.

Conhecimento real sobre sua marca, tomadas de decisão mais assertivas.

Através de perguntas-chaves testaremos o conhecimento de quais são as marcas mais conhecidas, consideradas e, principalmente, tomadas como primeira opção entre potenciais compradores. As Pirâmides responderão exatamente quanto sua marca está aquecida e como isso varia por quebras de análise como cursos, ano de matrícula, modalidade ou perfil de aluno.

Com Pirâmides de Marca ainda é possível entender o percentual de conversão entre a parcela do mercado que conhece sua marca vs. quem de fato a considera como opção de matrícula!

marcas mais conhecidas e consideradas

percentual de conversão

Elasticidade a Preços

Quanto você ganhará de base de alunos (e receita) ao movimentar preços. Compreenda a sensibilidade dos alunos aos preços e identifique pontos ideais que equilibram valor educacional e acessibilidade.
Em um ambiente educacional altamente dinâmico, estabelecer preços justos e atraentes é crucial. Explore os limites da demanda e crie estratégias de precificação inteligentes para maximizar seu alcance e receita.

Com insights sobre como os alunos reagem às mudanças de preço, você pode personalizar ofertas irresistíveis. Seja ajustando mensalidades ou pacotes de serviços, nossa pesquisa ajuda você a atrair e reter alunos, ao mesmo tempo em que estimula um crescimento sustentável.

Tenha controle sobre as mensalidades, comece um passo a frente da concorrência.

A pesquisa de Elasticidade a Preços é uma técnica sofisticada para entender o impacto que se tem ao movimentar preços (aumentar/diminuir preços de mensalidades) através de dois principais resultados: base de alunos e receita. O exercício realizado através de conjoint analysis é excelente para simular seu mercado em qualquer oscilação de mensalidades – seja de sua instituição ou de seus concorrentes.

Além disso, este exercício trará algumas derivadas de análise como, por exemplo, algo que chamamos de “arenas competitivas”: é possível entender no detalhe com quem você “troca” matrículas e quanto isso é relevante para seu processo de precificação.

movimente preço com segurança

analise o impacto

simule mudanças

Processo Decisório

Composição de tomada de decisão completa de seus candidatos. Compreender como candidatos decidem por estudar em sua instituição é o primeiro passo para otimizar seus resultados.
O mercado educacional está repleto de opções, logo entender como os candidatos tomam suas decisões é crucial. Explore os fatores que influenciam essa jornada e direcione suas estratégias de captação de alunos com confiança com nossa pesquisa de Processo Decisório.

Mergulhe profundamente no processo decisório dos candidatos, desvendando os critérios, motivações e etapas que moldam suas escolhas. Descubra insights que guiam a criação de estratégias eficazes para divulgação, diferenciação e comunicação, com base em uma análise detalhada.

Seus candidatos sabem o que os levam a escolher onde estudar. Você também precisa saber.

A partir de técnica estatística de dependência, identifica-se o peso e respectivo ranking de importância que atributos tiveram na decisão pela instituição. Na prática: você entenderá quanto o seu candidato está inclinado a comprar instituições que comunicam preços baixos ou atributos de qualidade.

Há marcas que valorizam mais preço de mensalidade, enquanto fatores mais voltados a qualidade ganham força, como corpo docente e aulas práticas.

como seu candidato pensa

critérios e motivações

Segmentação e Perfil de Alunos

Quem é seu aluno vs aluno da concorrência (e muito mais!). Essa é uma ferramenta poderosa para personalizar sua abordagem educacional e conquistar os estudantes certos de maneira eficaz.
Compreender o perfil de cada estudante é a base para desenvolver programas e serviços que atendam suas necessidades únicas. Descubra como se comunicar de maneira eficaz, fornecer suporte personalizado e construir uma comunidade estudantil engajada.

Com insights sobre os diferentes perfis de alunos que compõem sua IES, você pode adaptar sua abordagem educacional. Ofereça programas acadêmicos, atividades extracurriculares e suporte que atendam às necessidades variadas, aumentando a satisfação e o sucesso dos estudantes.

Conheça com profundidade o seu público, tenha pronto o que ele precisa em cada etapa do processo.

A partir de simples perguntas, mapeia-se o perfil do aluno. Variáveis sociodemográficas, como sexo, idade, classe social, e psicográficas, como seus hábitos e comportamentos básicos, são utilizadas para se chegar ao retrato de quem são os prospects.

Além disso, é possível desenhar uma espécie de “raio-x” no seu aluno atual visando comparar com a base de candidatos: encontraremos, através de testes estatísticos, principais diferenças e semelhanças para desenhar a “persona” que está mais propensa a matricular em sua instituição.

perfil do seu aluno

retrato sobre os prospects

comparar aluno x candidatos

NPS & Satisfação

Escore de recomendação e níveis de satisfação com a sua instituição. Com insights sobre a satisfação dos alunos, você pode desenvolver estratégias para aumentar a retenção e o sucesso acadêmico.
A satisfação dos alunos é a chave para o sucesso contínuo e é pensando nisso que oferecemos uma poderosa pesquisa de NPS & Satisfação, ferramenta poderosa para medir o grau de satisfação dos alunos e aprimorar a qualidade de sua instituição.

Com insights sobre a satisfação dos alunos, você pode desenvolver estratégias para aumentar a retenção e o sucesso acadêmico. Identifique áreas de melhoria, implemente mudanças eficazes e crie um percurso educacional mais impactante para seus alunos.

Aluno satisfeito, recomendação encaminhada.

A recomendação, um dos principais atributos para converter um aluno/família em uma IES, é medida através do método de NPS (Net Promoter Score). Além disso, entender a % de alunos satisfeitos e insatisfeitos no geral com a sua instituição, associados ao NPS, é crítico para entender a saúde da sua marca. A Educa realizou diversos estudos de NPS & Satisfação nos últimos anos.

Com isso, colocaremos sua instituição em uma régua de comparação por segmento, geografia e/ou cluster de preços para comparar seus índices de NPS e satisfação.

indice de satisfação

comparação por segmento

Quali Insights

Técnicas exploratórias para investigar pontos críticos em sua operação. Compreender as raízes dos problemas é o primeiro passo para implementar melhorias substanciais.
Nossa pesquisa de Quali Insights mergulha fundo na operação da sua IES, revelando pontos críticos e desafios que podem estar afetando sua eficiência e qualidade. 

Com insights sobre os desafios enfrentados em sua operação, você pode desenvolver estratégias para aumentar a eficiência e a qualidade. Identifique oportunidades de inovação, implemente mudanças eficazes e crie uma base sólida para uma operação de sucesso.

Negócio diagnosticado, total controle sobre o que precisa ser feito.

A partir de técnicas de pesquisas qualitativas, como Entrevistas em Profundidades (EPs) e Discussões em Grupo (DG) realizadas com roteiro estruturado, a Educa busca responder a temas específicos que a instituição quer entender: motivos para não realizar o curso, motivos que levam o lead a não querer estudar atualmente, opção de escolha substitua, qual o modelo de ensino ideal ou até mesmo percepção de sua forma de maneira exploratória e em um nível super granular.

análise granular do ambiente

diagnóstico de operação

Pesquisas e novidades sobre o mercado de Educação

Para alcançar o sucesso na educação e tomar decisões informadas, é essencial se manter atualizado sobre as mudanças do setor. Nossa Newsletter entrega informações relevantes e atualizadas periodicamente direto em sua caixa de e-mail.
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