Jornada do Ingressante: Descubra os caminhos até a matrícula!
Você conhece seu calouro?
- Quais são os principais gatilhos de cada etapa para o calouro?
- O que é mais importante: curso ou instituição para o ingressante?
- A sua IES está preparada para atender a todas as etapas do processo?
- É possível mudar a decisão da IES “favorita”? Como o ingressante migra a escolha por instituição?
- Como manter ele ativo e eliminar qualquer chance de evasão deste calouro?
- No geral, índices de satisfação para cada etapa: sua IES avalia a jornada completa?
Seguindo as premissas do Educa Pulse, trouxemos um novo estudo nacional realizado a partir de duas principais metodologias: qualitativa com 10 entrevistas em profundidade e quantitativa com mais de 11 mil entrevistas em questionário estruturado.
No relatório, você encontrará todas as etapas da Jornada do Ingressante 2024.1 e o que os calouros sinalizaram sobre como a jornada aconteceu:
- Start: pontapé inicial para iniciar a Jornada de inscrição do Ensino Superior
- Exploração: pesquisa e busca de informações sobre as IES
- Decisão: como é a escolha de qual IES irão cursar
- Processo Seletivo: efetuação de algum tipo de teste para entrada
- Aprovação: aceitação no processo seletivo/aprovação no vestibular
- Inscrição & Matrícula: primeiro passo de entrada para a faculdade
- Burocracia: levantamento de toda documentação para a matrícula
- Ativação: momento de espera entre efetuação da matrícula e início de aulas
- Começo curso: início das aulas
Ainda: para cada uma das etapas acima, a Educa Insights preparou estratégias e ações na prática que funcionam para melhores práticas para a sua instituição: é a nossa inteligência traduzida em uma série de ações para execução na sua instituição.
Informações Técnicas
- Estudo bifásico - Qualitativo e Quantitativo
- Cobertura Nacional e quebras de análise por geografias e variáveis sociodemográficas
- Amostra: Mais de 11 mil entrevistas na etapa quantitativa e 10 entrevistas em profundidade na etapa qualitativa. Para ambos os perfis, são calouros de 2024.1!