ENEM: por que e pra quê?
A primeira edição conta com um estudo nacional realizado a partir de duas principais metodologias: qualitativa com 12 entrevistas em profundidade e quantitativa com mais de 12 mil entrevistas em questionário estruturado.
No relatório, você encontrará cinco principais blocos de análise:
- Capítulo 1: "ENEM, POR QUÊ?". Um "aquecimento" ao estudo completo e boas-vindas ao Educa Pulse, abordaremos um pouco sobre a cultura da realização da prova, o que significa realizar o exame e, ainda mais, ter um escore alto! Além de importantes leituras sobre passagem da educação básica e início da graduação.
- Capítulo 2: "ENEM, PRA QUÊ?". Principal bloco que analisaremos os motivadores da realização do ENEM: qual o peso de programas sociais? Se conseguir uma nota alta, o que muda para o candidato? Essas e muitas outras perguntas serão respondidas de forma detalhada por geografia, modalidade e até mesmo faixa etária.
- Capítulo 3: "AS PERSONAS". Você sabe EXATAMENTE quem é o seu candidato? Aqui, você saberá no detalhe o que significa o Exame Nacional do Ensino Médio para algumas tipologias de personas que identificamos ao longo deste estudo aliado ao nosso histórico de análises sobre o ENEM... Saber quem é o seu candidato é essencial neste momento: quem impacta primeiro tem maior chances de conversões!
- Capítulo 4: "OS DESAFIOS". É impossível realizar um estudo dessa grandeza e não detalhar os desafios que os candidatos tem: para muitos, o ENEM é complexo, difícil e forte vínculo público. Como se beneficiar disso? Venha conosco que temos exemplos claros para aproveitar ainda na captação de 2024.1!
- Capítulo 5: "REFLEXÕES FINAIS". Para fechar: traçamos planos TÁTICOS e ESTRATÉGICOS de curto e longo prazo. Na prática: colocamos nossa experiência de planejamento, gestão e captação para você em um dos materiais mais ricos que já criamos!
Alguns pontos que abordaremos com números:
- Qual é o tamanho do mercado endereçável para alunos que fazem ENEM que buscam por uma IES particular?
- Se fiz o ENEM uma vez, faço outra? Qual é a média de vezes que um candidato realiza o exame?
- Quem faz o ENEM, faz por quê? Será que apenas pela busca de bolsas e descontos ou há uma razão maior?
- Será que todo mundo que faz ENEM, decide depois que a nota que é divulgada? Como traduzir os alunos em personas e adaptar sua estratégia de comunicação para acertar no momento de oferecer um desconto.
Informações técnicas
- Estudo bifásico - Qualitativo e Quantitativo
- Cobertura Nacional e quebras de análise por modalidade e variáveis sociodemográficas
- Amostra: Mais de 12 mil entrevistas na etapa quantitativa e 12 entrevistas em profundidade na etapa qualitativa